Creative Team Scrapcenter

Blog do time de designers de scrapbooking da Scrapcenter - RJ. http://www.scrapcenter.com.br/

SEJA BEM-VINDO!!!


terça-feira, 13 de julho de 2010

PAP, dicas e truques de uma página vintage


Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Estou em contagem regressiva para as férias. Melhor impossível!
Então, vem comigo... porque hoje eu preparei um passo a passo de um Lay Out vintage para nós.

LO - ADORE


Neste projeto vintage usei várias técnicas: envelhecimento de papéis e tecidos usando distress ink, camadas, paper rolling, paper distress e hot emboss. A medida que formos usando as técnicas darei as dicas e as explicações, ok? Ah, usei uma foto da minha mãe. :)

Para fazer esta página você vai precisar dos seguintes materiais:

 

- Papel Webster Page - Light the Wyn
- Retalhos variados de papel
- Tintas Spray True Colors: Prata, Caramelo Mate e Tabaco Mate
- Tintas Acrylic Paint Dabber - Ranger: Gold
- Distress Ink Ranger: Vintage Photo e Old paper
- Flores Prima Marketing: Essentials
- Partitura
- Cola, tesoura, dupla face
- Fita de cetim, rendas, bordado, tecido adamascado, botão
- Thicker American Crafts

O primeiro passado para este projeto é preparar o papel base. Este papel da Webster Pages que escolhi tem uma estampa linda tanto na frente quanto no verso. Por isso, apenas me utilizei de carimbeiras para acentuar o envelhecimento. Primeiro utilizei a Distress Ink - Old Paper. Bati o mata borrão especial com foam na tinta e passei levemente somente nas beiradas.



Depois de ter passado em volta de todo o papel, usei outra Distress Ink, mas agora uma cor mais escura: Photo Vintage, e com essa carimbeira fiz somente um pedacinho da beirada, algo em torno de 0,5 a 1,0 centímetro. Veja:


Vou um degradê bem leve. O Distress Ink tem um pigmento muito forte, as tintas ficam muito marcas, por isso é importante não bater com muita fora no papel, apenas escorregar o foam em movimentos circulares, de preferência de fora para dentro. Depois de ter passado a carimbeira vamos acentuar a cor Photo Vintage usando um pincel macio levemente umidecido:



O seu papel ficará assim:


Passe o Distress Ink Photo vintage também no verso do papel e também passe um pincel umidecido:



Deixe o papel secar um pouquinho, pegue uma tesoura e distresse todo o papel, inclusive faça esses rasgos. Aqui em casa quando queremos um distress é bem forte falamos "distress nervoso". Então, faça um distress BEEEEM nervoso..hahaha... veja como ficou o meu papel base:


Nada parecido com o original, né? Bom, agora o que vamos fazer é montar os elementos em cima do papel e ver a disposição, design, "sentir" como ele ficará e como os elementos "conversarão" entre si. Veja como eu dispus os elementos principais:


Depois das escolhas da paleta de cores,  a disposição dos elementos, para mim, é um dos momentos mais difíceis pois costumo montar e desmontar a página nessa altura do trabalho diversas vezes. Neste trabalho optei em destacar a foto, utilizar várias camadas de papel, além de itens de armarinho, flores e tecidos. Vamos entrar mais profundo nas técnicas. Preparadas? Então, bora...

Vintage exige que utilizemos todos os embelezadores envelhecidos, desgastados etc. Não tenha dó de usar seus materiais. Use mesmo! E quando eu digo usar eu digo qualquer coisa. Às vezes temos dó de usar um papel porque ele é tããããão bonitinho. Mas ele só vai ser bonitinho até a próxima CHA, porque vc vai enjoar e querer o outro. Então, querida, use! Corte, picote, molhe, amasse, faça miséria! O prazer de ter um papel de scrap é poder transformá-lo!

Depois do distress, veja como o miolo branco ficou muito aparente. Para corrigir isso precisamos pintar a parte branca. Para isso, passei o Distress Ink direto na base de corte, espirrei água e misturei com um pincel. Veja a seqüência:




Eu achei o verso deste papel maravilhoso e quis usá-lo também no Lay Out, para ser uma das camadas. Usei uma dica que a nossa Guest Designer, Andreia Guidarelli, nos deu em uma das suas postagens, vazar o papel! E como deu certo, obrigado, Andréia!!!! Risquei o tamanho da foto no papel base e diminui 0,5 cm e cortei com um estilete. Veja como:



O papel vazado também  foi envelhecido. Além de ter passado o Distress Ink por todo o papel, eu molhei minha mão e joguei gotas aleatórias sobre todo o papel e sequei com o aquecedor de emboss:



Isso fará como que o papel fique totalmente manchado, com aquele aspecto de papel úmido, meio embolorado. Nesse retalho de papel vamos aplicar a técnica de hot emboss com carimbo. Escolhi este carimbo da Prima Marketing maravilhoso e Pó para Emboss TEC Cobre.


Carimbe o retalho de papel, jogue pó para emboss e retire o excesso:



Com o aquecedor de emboss, passe o ar quente sobre todo o papel até estourar todo o pó e derretê-lo:


Utilize sempre uma superfície com papel alumínio para evitar que o papel enrrugue. Cobri a a área vazada com um retalho que eu tinha em mãos:


E, por quê, não trabalhar a foto também? Além de ser o elemento principal deste trabalho, podemos personalizá-la. E está super na moda você fazer grandes ampliações e aplicar embellies direto na foto. Para este Lay Out eu usei lixa de unha para distressas as beiradas da foto. Vem comigo:


Gosto muito do efeito final:



Agora, vamos pintar o bordado tão branquinho? Usei a a cor Tattared Lips da Distress Ink, passei a esfuminho com foam direto na carimbeira e depois direto no bordado:


Para deixar ainda mais com uma cor vintage, usei Spray Color Caramelo Mate (adorei essa cor!), dentro de uma caixa para não pintar os outros objetos..rsrsrs


Que vai ficar assim:
 Depois de seca, passe uma carimbeira Distress Black, para dar um efeito de sujo pelo tempo, fica lindo. E pra dar uma unidades nessa saraivada de cores use sempre um pincel levemente umidecido. Você vai reparar como as cores vão se mesclar bem:



Ainda neste LO usei duas pecinhas de gesso. Elas podem ser encontradas em lojas de artesanado. Tem em gesso e resina. Eu sempre tenho algumas peças de reserva pois são ótimas para serem usadas em altereds, ou Lau Outs mais elaborados como este. Como as peças são branquinhas e não combinariam com o LO, usei a cor dourada da Dabber para pintar:



Nas áreas mais difíceis, abri a tinta e passei um pouquinho com um pincel. Veja:



Quem não conhece a tinta Dabber? Essas tintas são sencionais! Vale a pena o investimento e ter cores coringas no seu scraproom, palavra de Rommel. Por que? Porque a qualidade da Ranger é inquestionável (e, por favor, qualquer investimento em produto Ranger é um bom investimento!) e fora a praticidade. Quem tem medo de estragar a francesinha é só pegar essa tinta e passar no papel porque ela é tal qual uma cola em bastão. Fácil e prática, simples assim. Vejam as cores disponíveis na Scrap Center, aqui!

Eu queria uma laço bem bonito. Peguei um pedaço de fica de cetim lilás pastel, e costurei a mão essas rendas, com linha rosa, fazendo um pés ponto. Depois de tudo costurado, emendei as pontas e fiz o arremate com alguns pontinhos. Pintei todo o bordado branco com Distress Ink:



O papel base ficou descansado, secando as tintas distress e agora é hora de aplicar Tinta Spray True Colors. Essas tintas são maravilhosas e deixam um acabamento perfeito em qualquer trabalho, fora aquela nuvenzinha de brilho, como eu amo! Neste projeto usei as cores Caramelo Mate e Tabaco Mate, primeiro apliquei o tom mais claro e depois pra selar um tom mais forte, veja:



E por enquanto está assim:


Pegue a partitura, molhe um pouquinho a ponta e enrole com um pincel ou palito. Molde o segundo a sua necessidade, depois de seco ele ficará na mesma forma:


Vamos colando as camadas de baixo, por enquanto o nosso trabalho está assim:


Agora um tecido verde adamascado muito chic que eu tinha guardado:


O retalho que aplicamos hot emboss, e por cima dele o bordado:


O laço lilás, e a aplicação do camafeu!



Esses botões foram um achado num armarinho ao lado da minha casa. Me fala se não estão super combinando com a proposta deste LO??? Usei os para fazer o miolo das flores!


E após colar as flores de forma aleatória e os botões, eis que nosso trabalho chega ao fim. Tcharaaaaaaaaam! Veja como ficou:


E agora os detalhes. Perceba que o leve colorido do papel não atrapalhou em nada os outros elementos utilizados, pelo contrário, ambos ficaram ainda mais ressaltados:


O título do LO:


Um outro ângulo, para ver as camadas de partitura, a peça de gesso, o paper rolling, e o emboss:



Aqui, o camafeu sobre o laço com o bordado:



E mais um foto da parte principal do LO. Reparem que embora o laço seja volumoso, grande e lilás, ela dá o tom certo para toda a página e liga todos os elementos. Os olhos descansam no laço e não agridem os embellies, pelo contrário essa cor pastel bem clarinha que dá a harmonia:


Quem quer começar a trabalhar com camadas em LOs deve prestar bastante atenção em algumas regras essenciais:

- Preste atenção no papel base que você escolheu. Se for estampado vejam as cores predominantes e quais a outras cores que você pode escolher que não agridam a foto, principalmente, e o papel base. 
- Preste atenção nas estampas, elas devem ser complementares e não ficar brigando entre si.
- Proporção: atente-se a formas e a tamanhos. Não tenha pressa. Meça, corte, calcule, rascunhe ou vai no olhômetro como eu mesmo faço (hehe). Em um LO com bastante elementos, acredite: a pressa é a inimiga de um LO lindo. Experiência própria, viu, gente!

Essas são as regras de ouro. Com o tempo e a experiência, você vai adquirindo seus próprios truques. E espero que possamos trocar figurinhas sobre isso algum dia. Eu irei adorar.

Técnica a gente aprende procurando, fuçando, fazendo aula, participando de crop, em livros e até na internet! Mas o coisa mais importante que você precisa aplicar em seus trabalhos É A SUA PERSONALIDADE. Aquilo que quando batemos o olho e já falamos "foi Ciclana quem fez!". Aí, seu trabalho vai ter aquele brilho especial que não é achado em nenhum outro lugar: Alma, vida, essência! 
Falando nisso tudo, já estão sabendo do Scrap Passion? É o nosso evento, que será em novembro. Já pensou poder aplicar e aprender técnicas maravilhosas em projetos exclusivos, com materiais lindos, que estamos desenvolvendo para vocês? O meu projeto... bom, não vou contar NADA ainda! Mas estou gerando com muito carinho e já está super mexendo comigo porque as fotos que pedirei são ultra mega especiais, e vai ter que ter todo um sentido pra você e só pra você. E eu me jogo mesmo. rsrsrsrs Chega! Falei demais...hahahahahahahhahahahahaha

Corre lá no blog do Passion, como a gente tem falado. E fique ligado para as surpresas que já já vão rolar. Ops... I did it again! Falei demais, de novo!!!

E acima de tudo, nunca se esqueçam que Scrap é pra ser feliz!!!!!!!!

Uma semana abençoada para todos nós! Beijos!

29 comentários:

Rê Martinez disse...

Que é isso??????????

Uma aula.... Amei demais... difícil parar pra ler tudinho viu, mas vc conseguiu... amei o Lo... as explicações .. enfim tudo...

Beijos e seras bem vindo pra uma visita...

Rê Martinez

Fernanda Isabel Marques Argoud - "Fê" disse...

Pois eu vou gravar tudo, Rô, pra nunca mais perder!! Menino, uma AULA mesmo, e aula de "gente grande", rsss!! :D
MA-RA-VI-LHO-SO o Lo, Rô! O pp, o estilo Vintage muito bem aplicado (que amo) e os elementos de armarinho, de super-muito-bom-gosto!!!
Parabéns!
Bjocas,

Regiane disse...

Menino, isso é mara!!! Tenho esse papel e vou seguir direitinho essa aula! Amei! Depois mostro pro ocê!
Bjo

Elaine Marrero disse...

Nossa adorei esta aula!!!!!!!!!
Sua explicação é muito didática e com certeza da pra seguir direitinho.
Vou fazer
Obrigada por compartilhar
Beijooooooooooooo

Mila disse...

Ro querido, ainda bem que estou sentada, senão iria cair durinha de tanto orgulho...rs...esse post está de babar, uma aula com tudo explicadinho nos mínimos detalhes, e o resultado maravilhoso!!! Simplesmente amei!!!
Vc chegou de mansinho e já disse a que veio. Agora, confessa que vc fazia scrap há mais tempo do que falou...rs...adooooro tudo que vc faz!
beijinhos

Sophia Carnevale disse...

Simplesmente MARAVILHOSO, isso não é um PAP é uma aula completa, obrigada!!!!

Bjosss

Marta disse...

affffffff Ro querido arrasouuuu...que aula maravilhosa, adoro vintage e dessa forma que você explicou todo mundo vai botar a mão na "massa"...ficou chique e maravilhoso, amei cada detalhe!!!!bjbjbj e obrigada pela super aula!!!!

Claudia Ventura disse...

Rommel, ficou lindíssimo!
Adorei o PAP, obrigada por compartilhar!
Bjssss e boa semana!

Suzana disse...

Rommel, essa já foi para o caderninho! Um dia eu faço LOs vintage, prometo!

Suzana disse...

Rommel, essa já foi para o caderninho! Um dia eu faço LOs vintage, prometo!

JuWruck disse...

Nossa, que máximo. Adorei Rommel. Uma suuuper aula. Valeu por compartilhar conosco! Você arrasa.
Bjs

Andrea disse...

Rommel, linda a página e parabéns pela super aula. Prometo ser uma aluna aplicada e aplicar logo logo tudo que aprendi aqui!!! Bjos.

Lu Oliveira disse...

Uau!!! Que aula!!! Amei o LO e as explicações estão perfeitas!!!!

bjks

Rosana Garcia Hess disse...

Adorei Rommel...adoro vintage...não sei fazer....mas agora vou tentar seguir suas preciosas dicas...brigadão
kisses
Rosana

Christine Lourdes disse...

Nossa como sempre uma aula bem detalhada , show adorei , ficou linda sua pagina vintage. beijos

Cláudia Farias disse...

Rommel eu amei suas dicas, PAP, e LO, amei tudooooo!!! Parabéns foi um show!!!

Manunamoral disse...

Babando pelo canto da boca aqui...

Muso...que coisa mais lindaaaaaaaa...

Vou me atrever...

Te mostro depois...

E ohhh uma só palavra pra o LO:

P-E-R-F-E-I-T-O.

Sumemoooooooo.

Bjotas sonoras.

Unknown disse...

Rommel...

Vc ganhou mais uma fã....simplesmente fabuloso seu LO...tudo anotadíssimo, espero ter tanta criatividade e talento quanto vc, um dia, quem sabe...

Beijos e continue arrasando...

{ Scrappiness } disse...

Rommel, inacreditável, o LO é lindo, e vendo como vc fez, tudo tão explicadinho, até parece fácil, rs... Vc é um artista!! Parabéns e obrigada pelas dicas tão legais!! Temos mesmo que perder nosso medo e judiar dos pobres papéis!! Eles ficam muito mais bonitos...

Vou te mandar um e-mail depois com umas dúvidas que eu tive. Um beijinho!!

Raquel disse...

Maravilhosoo o LO
e Sensacional a explicação

Bjus

Rosângela disse...

Ai, meus sais!! Que é isso??!!! Está maravilhoso!!! A cada dia admiro mais você, Rommel!
Seus trabalhos são belíssimos!! Mas o que mais te destaca é seu jeito de ensinar.Para quem é iniciante, como eu, é uma maravilha!! Você expica tudinho e ainda de um jeito fácil de entender.
Parabéns!!!!

Cindia Fallgatter disse...

Rommel!
Amei o pap! O LO tá perfeito, lindo, cheio de detalhe! Lindooo!
Eu não sabia do papel alumínio! Que dica ótima, vou tentar!!!

Beijos

Andreia Guidarelli disse...

Aula "di gratis"??? Only you honey... Tudo perfeitamente explicado e com um resultado fascinante!!! E ainda colocou meu nome no post.. Tô me achando, tã, nã, nã... Tô me achando, tã, nã, nã... Tô me achando, tã, nã, nã...

Uahuahuahauhauha.. Arrasou Paris!!!!!!

Nana Nassar disse...

perfeitoooooo....ameiii...amo esta coisa meio envelhecidaaaaa....obrigadaaaa

Carmem Lucia Calvo disse...

Maravilhoso, Rommel!
Obrigada pelo PAP super bem explicado!
bjs

Amor pela Silhouette disse...

Rommel Parabéns! Adorei sua aula, adorei seu projeto. Arte pura! e das boas. Estou te conhecendo agora e já gostei do seu estilo. Agora vou te acompanhar...rs.. Parabéns e obrigada pelas explicações.
bjos

Berta disse...

Luxo totallllllll, obrigada pelo pap Rommel.

Jaqueline disse...

Rommel seu pap esta sensacional, adorei seu layout lindo demais querido!!!
Parabéns!!!

Bjs Jaque

Sogni nel Cassetto disse...

Parabéns pelo LO incrível e o PAP super explicadinho e cheio de ricos detalhes.
Bjs