Creative Team Scrapcenter

Blog do time de designers de scrapbooking da Scrapcenter - RJ. http://www.scrapcenter.com.br/

SEJA BEM-VINDO!!!


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PAP da pintura de árvore

[Click here, to English version to this tutorial]
Meninas Queridas,
Acho que já deu pra perceber que eu AMO árvores, né? Metade dos meus LOs têm uma! :D Assim como as flores, elas incorporam a natureza, o bucólico no LO e eu adoro isto....
E como já recebi muitas mensagens, perguntando sobre estas árvores, resolvi usar uma velha técnica, estilo "Art Attack", pra dividir com vcs como pintar uma árvore realista, usando tinta e canudinho! :D
Vamos lá????
MATERIAL
PRIMEIRA ETAPA: FOLHAS
Separe um retalho de papel... vamos lá, um de 13x15 cm já deve ser suficiente. Eu usei o amarelinho Lyrics, da Dream Street. Vamos usá-lo para as folhas da nossa árvore.
Comece desenhando no verso, um formato qualquer de folha... Meninas, qualquer folhinha está valendo! Este desenho só vai servir de referência pra cortarmos tudo depois.


Depois que desenhou a folha toda, vamos cortar... se vc é do tipo que não tem paciência, pode pintar as folhas depois. Eu prefiro o efeito 3D, mesmo que sempre me arrependa, no meio do caminho! :D

Vamos lá, cortando! Nada preciso; o que importa é que os recortes lembrem folhinhas... :D

Ufffaaa!!! Esta quantidade deve bastar...



Agora vamos dar um banho nas folhinhas... coloque-as num prato refratário e jogue água dentro. Não precisa ser muito, a idéia é umedecê-las bem, pra que elas se amassem naturalmente!

Agora: microondas!!! Ficou maluca, Fernanda? Não, é que não tenho paciência MESMO pra esperar secar... Meninas, com o tanto de água que botei, demorou uns 3 minutos pra ficar no ponto...


Quando terminar, se as folhinhas não estiverem distressed o suficiente, amasse-as mais um pouquinho. Árvore de verdade não tem folhinhas retinhas, inteiras, entendem??



SEGUNDA ETAPA: FOTO
Agora vou preparar o tapetinho da foto... escolhi o mesmo papel Lyrics da Dream Street, mas agora no lado que tem as palavras e comecei a cobri-lo, meio aleatoriamente, com pedaços de fita crepe (técnica da Claudine Hellmuth). Não cubra tudo! Deixe uns pedaços do pp de fundo aparecendo, fica mais interessante....
Como é só um tapete, usei a foto pra delimitar o quanto tenho que cobrir... papel é caro, Gente, não vamos desperdiçar! :D
Agora vamos pintar o papel... coloquei todas as minhas cores de tinta sobre a mesa e achei que o azul turquesa combinava mais com o amarelinho das folhas (aliás, turquesa combina com tudo, né, mas isto é outra história)...

Dilua a tinta acrílica em proporção tipo 2 partes de tinta, pra uma de água. Gente, eu faço TUDO no olhômetro, mas aí que está o interessante! Arte não combina com regras, né? Se joguem, que vai dar certo, prometo!!! :D
Agora vamos pintar sobre a área com fita crepe.












Se quiser, esfregue a fita crepe com um pano, pra tirar um pouco da tinta e dar um efeito "desgastado". Se não quiser, não precisa... :)
Achei meio morto, só o azul, e resolvi passar uma camada de tinta laranja, bem discreta :D... só que esta, fiz com o pincel seco, com a tinta sem diluir, pra dar um efeito "raspado".

Agora vamos desenhar a moldura, com caneta preta. Afff, as minhas 2 estavam falhando, foi um custo conseguir terminar esta moldura... Reconheceram o estilo??? Traço à La Luzinha, óbvio, Minha Ídola!! ;D
Terminei a moldura de caneta, recortei-a e coloquei-a com a foto sobre o cardstock branco texturizado, pra ver se ia ficar legal... Gostei! :)
Testei outro tapetinho embaixo, feito com uma simples faixa do pp da Dream Street, recortada à mão... ficou legal, vou manter!

TERCEIRA ETAPA: ÁRVORE
Agora vem a parte divertida!!! :) Dilua a tinta acrílica preta em uma proporção tipo 3 parte de água, para uma de tinta. Tem que ficar aguado mesmo!
Com a ajuda de um pincel chanfrado macio (aqueles que se usa em madeira), ou mesmo uma colher, "carregue" gotas grossas de tinta pro cardstock branco texturizado, onde vc quer que a árvore seja pintada. Aproveite e espalhe numa pequena faixa, já começando a delimitar o tronco. Mas sem crise!! Não é o pincel que vamos usar. Esta parte é só pra colocar tinta no pp, mesmo!
Agora pegue um canudinho e vamos assoprar a tinta!!! Assopre bem de pertinho, empurrando a tinta pra direção aonde vc quer que estejam os galhos da árvore. Quando quiser que a tinta se divida (criando bifurcações de galhos), faça uns ziguezagues rápidos com o canudo, assoprando ao mesmo tempo.
... e a árvore começa a se formar!!! Não tem erro, Meninas, é só assoprar, sem medo de ser feliz!!! :)

Como eu queria uma árvore mais grossa, botei mais tinta no tronco e continuei assoprando....


... e voilá!!!!!!! :D



Agora, com o pincel chanfrado e macio, "estiquei" o resto da tinta pra baixo, pra formar as raízes e base da árvore.


Se vc der leves batidinhas com o pincel, vai formar este padrão de aquarela japonesa, que eu acho maravilhoso!

...mais umas sombras, pra formar os arbustos, sob a árvore...
Fiz uma borda, tb à caneta e está quase pronta nossa árvore...

Esta técnica é interessante pq sempre dá certo! Tem árvore de tudo que é jeito, né, Gente, e os galhos ficam muito realísticos.
Agora vamos colar nossas folhinhas devidamente amassadas. Fica mais bonitinho se vc colá-las sempre em grupos de 2 ou 3 e nas pontas dos galhos, mas isto tb é uma regra que pode ser quebrada! :D

E eis a árvore pronta!!! Linda, né?? :)
Achei que o conjunto estava muito clean pro meu estilo (porque fazer algo light, se se pode carregar, né? ;D) e fiz uma borda de cor pink na foto. Tb, bem discreto! :D

Agora, é só colar a foto com fita banana no tapetinho.
Se vc quiser, faça uns respingos de tinta branca, cinza, ou marrom sobre o tronco (cuidando pra não manchar fora, se não for tinta branca), pra dar mais textura ao tronco. Eu usei a branca e fiz tb uma leves listras brancas, na horizontal, pra parecer anéis do tronco.


Fiz também umas florzinhas brancas, que nada mais são do que risquinhos na diagonal, feitos com pincel fininho, formando uma pequena touceira de flores sob a árvore.



Colei a foto no lugar e escrevi o journaling no tapetinho retangular.

Usando o carimbo de borboleta da Projeto Artes, carimbei umas borboletas ao redor do tronco e pincelei com um restinho da tinta pink, contornando as asas e fazendo uns doodles...
Pra finalizar, umas florzinhas Prima básicas, nas cores do LO (ou não! :D), uma rendinha, uns botõezinhos pretos e o título, em alfabeto foam... Depois me arrependi, deveria ter feito as borboletas em transparência... se quiserem, aproveitem a idéia!! ;D


Gostaram??? Agora quero ver os de vcs, ok???? ;D
Muitos beijos,

Fê.

28 comentários:

Lucy with you disse...

So vou dizer uma coisa!
MEU DEUS!
Parabens Fer!

Renata Pacheco disse...

Ficou simplesmente maravilhoso esse layout, Fe, adorei!!! Vou liftar, tá? Só senti falta do layout final, com o título, os botões, a renda... coloca a foto pra gente, vai... Bjs!

Regiane disse...

Fezocaaaaaaa!! Preciso urgentemente te dar um abraço forte, só pra agradecer por esse PAP MARAVILHOSO! Vc é top top!! Lindo!! Vou fazer tudinho e depois quero a nota da profe!
Beijão!

caminho da beleza e da sabedoria disse...

Fê!! Q q isso?
Está maravilhoso!!
Vc definitivamente já ta virando minha ídola!! hahahaha
Parabéns! Ta maravilhoso o seu PAP!!
Obrigada!!!
bjs
Sueli

Andreia Guidarelli disse...

IMPRESSIONANTEEEEEEEEE!!!!!!!!!!

Celia Cruz disse...

MARAVILHOSO, ADOREI.
PARABÉNS.
CELIA CRUZ

Karine MB disse...

Lindo!!!!! Adorei!!!!

Patrícia disse...

Fazer arte soprando no canudinho, me levou diretamente lááááááá pra 20 e poucos anos atrás, minha profe Tia Clarinha! Amei esse flash back e o LO ficou lindo Fê!
Obrigada.
Beijo.

Lany disse...

lindo!! vc é uma artista, adorei.

Pauline disse...

Ficou maravilhoso!
Tô babando...
Obrigada por compartilhar suas idéias!
Bjs...

Adliz Jamile disse...

UHUUUU!!! Adorei o PAP...
E agora adotarei a técnica microondas também, rs!!!! Adorei isso!!!
Beijocas, Adliz!

Dri Gallinucci disse...

Fê! Adorei tudooooooooo...
Vou tentar suas técnicas, achei tudo bárbaro!
O LO ficou um dos mais lindos que vc já fez na minha opinião. Amei!
Beijos, Sucesso, sucesso, sucesso!
Dri.

Fabiana Melgar disse...

Primeiro gostaria de parabenizar as meninas porque vcs sao 10 e isso aqui vai bombar!!!
Fe, já conhecia esta tecnica (pq tenho um ruivinho de 5 anos que ama Art Attack), mas a sua arvore ficou ESPECIAL!! Caraca, muito linda!
To doida pra fazer uma pra mim!!
Amei mesmo.
Bjs e estarei sempre por aqui.

Renata Moni disse...

Simplesmente maravilhoso este PAP e o resultado final é lindo! Arrasou,Fe!!!
bj

Nan Abrahão disse...

Fê do céuuuuu!!!! E vc acha que isso é simples de fazer?!! Aff "Jesuis" Cristo, mas a moça ainda não entendeu que ela é artista e que isso não é tão simples assim: vc pega o pincel e dá umas pinceladas e pronto!!!! Caraca Ferrrrr!!!! Vc arrasouuuuu!!! To passada!! Bjs

Mila disse...

Fê querida, sinceramente vc abusou!!! rs...Esse PAP tá fantástico! E o LO nem precisa comentar, ficou divino! Confesso que ainda tenho medo de me arriscar, mas fiquei tentada com tudo tão explicadinho. Beijinhos

Nathalya Gobbo disse...

simplesmente maravilhosoooo!!!
obrigada por compartilhar!!!

Aline Fonseca disse...

Nossa Senhora da barata Preta!!! Que shoooooooooooooowwwwwwwwwwwww!!! O PAP mais maravilhosos que já vi! Adorei o tapetinho...mas a árvore??? Nusssssssssssssss, que isso??? Espetacularrrrrrr!!! Amo árvores também....andei fazendo uma de papelão, uma de papel plus...mas esta é Hour Concour!!1 Eu querooooooooo!!!!

beijosssssssssssssssssssssss e muito obrigada por partilhar esta riqueza!

Rosa K disse...

Como diria uma amiga minha:
TÔ BEGE!!!!!!
Fê que coisa mais linda!!!
Vou tentar fazer, pq adoro as suas páginas, se ficar bom eu te mostro!!!

Adriana Esparta disse...

Como você, também adoro árvores e esta já é mais uma de minha lista, simplesmente um show de bola! Obrigada pelo PAP e por partilhar conosco!

ANA PAULA disse...

Fê, seu PaP botou pra quebrar, tô até com vergonha de por o meu depois desse!
bjs

Graziscrap disse...

Fê, que trabalho mais lindo do mundo. Vou tentar e depois te conto!!!

Mari Monteiro disse...

Fê, querida, demorei mas cheguei...afff . Menina, eu adoro uma tinta, mas tô longe de fazer arte como vc, mas essa do microondas...hummm eu amei. Só do jeito que eu faço td ao memso tempo, tenho que ficar do lado senão meus papéis vão ficar tostadinhos...kkk Parabéns querida, ficou show o seu PAP. Bjocas.

Mia disse...

Menina, não sei nem o que dizer...que coisa mais liiiiiiinda!Muito obrigada por esse PAP super explicadinho. Ficou tudo show!

Claudinha Antunes disse...

Fê,
Vc arrasou, querida!
Parabéns pela artista e pela mulher generosa que vc é, compartilhando isso tudo com as pobres mortais...rs...
Bjs e muito sucesso!

Tatiana disse...

Eu estou num momento "árvore", não posso ver uma que fico louca!!! Essa é MARAVILHOSA! Não sei se me acerto com o canudinho, mas vou tentar fazer!! Obrigada pelo PAP!!

Tatiana disse...

Vim novamente agradecer o PAP, e dizer que eu consegui fazer!!! Achei surpreendente o efeito da árvore no papel, mas fiquei com um pouco de medo de soprar e dar outro formato... Coloquei no meu bloguinho, se quiseres dar uma espiada o meu ficou assim!
http://tatianabarboza.blogspot.com/2009/08/arvore-de-sopro.html

Suzana disse...

ainda bem que temos esses posts antigos. Serviu para me dar uma luz sobre como usar fita crepe!!! Fê querida, vc é demais!